Menu
Política & Poder

Lava Jato chega à 70ª fase e alvo são contratos de afretamentos de navios 

Nesta quarta-feira (18), são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão 

Redação Jornal de Brasília

18/12/2019 9h23

Nesta quarta-feira (18), a Lava Jato, em sua 70º fase, batizada de ‘Óbolo’, mira contratos de afretamento de navios celebrados pela Petrobras, com responsabilidade da diretoria de Abastecimento. Doze mandados de busca e apreensão são cumpridos. 

De acordo com a Polícia Federal, apenas três empresas são alvos de mandados na nova fase da operação. Os nomes delas ainda não foram informados pela PF. Elas fizeram mais de 200 contratos de afretamento de navios, entre 2004 e 2015. 

Ainda de acordo com a PF, esta nova etapa é continuidade das investigações que remontam o começo da Lava Jato, em 2014. São apurados os crimes de corrupção de agentes públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

Cerca de 50 agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo (um), no Rio de Janeiro (10) e em Niterói, RJ (um).

A Polícia Federal informou que as medidas visam colher provas sobre suposto envolvimento de empregados da Diretoria de Abastecimento e Logística e Gerência de Afretamentos da estatal em atos de corrupção e lavagem, além de investigar pessoas e empresas que seriam intermediárias nos contratos de afretamento que estão sob suspeita.

Segundo a PF, há suspeitas de que algumas empresas tenham recebido informações privilegiadas sobre a programação de contratação de navios utilizados para transporte de petróleo e derivados da estatal em troca de pagamento de propina a funcionários da empresa pública.

A corporação indicou que três empresas que são alvos de buscas nesta manhã fecharam mais de 200 contratos de afretamento de navios com a Petrobras, entre 2004 e 2015, em valores que ultrapassam R$ 6 bilhões.

A suspeita de corrupção tem relação com valores supostamente recebidos pelos corretores intermediários que, segundo a PF, alcançam “vultosas somas de dinheiro”.

Com agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado