Menu
Política & Poder

Kátia Abreu ataca Ernesto Araújo na CPI da Covid e viraliza no Twitter

Durante a fala, a senadora relembrou que, em reunião ministerial no ano passado, Ernesto fez ataques à China

Willian Matos

18/05/2021 12h37

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Representando a bancada feminina na CPI da Covid no Senado nesta terça-feira (18), a senadora Kátia Abreu disparou contra o depoente, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Kátia falou por cerca de 20 minutos e relembrou ações de Ernesto que teriam prejudicado o Brasil no combate à pandemia e na vacinação contra a covid-19.

Durante a fala, a senadora relembrou que, em reunião ministerial no ano passado, Ernesto fez ataques à China. “A AGU pediu encarecidamente que um pedaço fosse retirado, ‘pelo amor de Deus, ou vai dar um problema diplomático seríssimo’. E adivinha de quem era esse trecho? De vossa senhoria, aonde o senhor atacava fortemente a China”, citou Kátia.

A senadora também recordou que Ernesto chamou a covid-19 de “Comunavírus”, em mais uma declaração contra os chineses. Antes de Kátia falar, o ex-ministro negou que tenha atacado a China. No entanto, artigo publicado por ele em agosto de 2020 classificava o vírus como “Comunavírus” e “vírus ideológico” e dizia que o medo causado pela nova doença “nos faz despertar novamente para o pesadelo comunista”.

O presidente da CPI, Omar Aziz, chegou a intervir durante o depoimento, pedindo que Ernesto dê apenas declarações verdadeiras e relembrando embates do ex-chanceler com chineses. O ex-ministro, então, disse que baseou-se em um livro para escrever o artigo e negou que foi anti-chinês.

As falas contundentes da senadora levaram o nome dela ao segundo lugar nos trending topics do Twitter. Veja algumas das reações:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado