Menu
Política & Poder

Juarezão assume a vice-presidência da Câmara Legislativa do DF

Arquivo Geral

22/08/2016 17h56

Tereza Neuberger/Cedoc

O deputado distrital Juarezão (PSB) foi eleito na tarde desta segunda-feira (21), por volta das 17h, como o novo vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Juarezão, que apresentou formalmente a candidatura na manhã da última quinta-feira, foi o único candidato e venceu por unanimidade entre os 14 deputados que estavam presentes.

Dez distritais não compareceram à votação. A bancada do PT não participou da eleição e divulgou nota pública, na qual justificou que não era “contra ou a favor deste ou daquele candidato, mas de não ver legitimidade na condução do processo pela atual Mesa Diretora”.

Leia mais: Vice-presidência da Câmara Legislativa do DF se torna batata quente até para o Buriti

Liliane Roriz renuncia ao posto de vice-presidente da Câmara Legislativa

Ele deve ocupar o cargo até o início do ano que vem, quando deverá ocorrer a eleição da próxima Mesa Diretora. A vaga estava desocupada desde a última quarta-feira (17). A vice-presidência da Câmara estava nas mãos da deputada Liliane Roriz (PTB), que renunciou ao posto depois de denunciar ao Ministério Público do Distrito Federal um suposto esquema de corrupção enraizado na Mesa Diretora da Casa.

Denúncia

A distrital gravou uma série de conversas comprometedoras, envolvendo a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS) e o ex-diretor geral da Câmara Valério Neves. Apesar do impacto da acusação, a cúpula do Legislativo não entregou os cargos.

Na análise governista, no cenário atual, a nomeação de Juarezão poderia pesar em desfavor da imagem do Buriti, pois o parlamentar foi um dos personagens do escândalo dos grampos no Buriti. Em uma conversa com Rollemberg, outros distritais e assessores, o deputado disse que o governo sofria derrotas na Câmara porque “não estava dividindo o bolo” igualmente entre a base. Na época, a frase inflamou a opinião pública.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado