Menu
Política & Poder

Em votação tumultuada, Joe Valle é eleito o novo presidente da Câmara Legislativa

Arquivo Geral

15/12/2016 12h08

Hugo Barreto

Raphaella Sconetto
[email protected]

Em uma votação marcada por confrontos, que durou do início da manhã até a tarde desta quinta-feira (15), Joe Valle (PDT) foi eleito presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal por dois anos 2017 e 2018 , com um total de 12 votos. O opositor, Agaciel Maia (PR), também recebeu 12 votos, mas Joe foi eleito de acordo com os critérios de desempate do regimento interno.

A vitória de Joe Valle representa uma significativa derrota para o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), que trabalhou para eleger Agaciel Maia. Apesar de Valle ter sido secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos na gestão de Rollemberg, os dois se afastaram recentemente, com a candidatura do pedetista desagradando o governador.

O resultado da votação demorou a ser anunciado pelo presidente interino da Casa, deputado Juarezão (PSB), pois os parlamentares Robério Negreiros (PSDB) e Rodrigo Delmasso (PTN) se desentenderam após Robério ter sido chamado de “moleque” por Delmasso. A discussão, no entanto, foi decisiva para a vitória de Joe, pois o tucano mudou seu voto, que inicialmente era para Agaciel, e acabou optando por Joe.

“Ele não deve a eleição a um deputado, ele deve a eleição a um projeto político vitorioso que ele construiu com a ajuda dos demais”, deputado distrital, Raimundo Ribeiro.

Leia mais: Sucessão da Câmara Legislativa do DF em clima de confronto

Critério de desempate

Com os doze votos, a Câmara teve de adotar o primeiro critério para desempate, de acordo com o regimento da Casa: contar com o maior número de mandatos. “O deputado Robério Negreiros, extraordinário, foi fundamental. Mas, o deputado Joe Valle teve doze votos. Ele não deve a eleição a um deputado, ele deve a eleição a um projeto político vitorioso que ele construiu com a ajuda dos demais”, conta o distrital Raimundo Ribeiro.

Questionado sobre a mudança de voto de Negreiros, Joe disse que não prometeu nada a ele. “Não prometi nada além da secretaria. Aliás, como pode doze deputados se unirem sem promessa, só com os nossos cargos na Mesa? Eu não tenho nada para dar, além de trabalho e respeito por eles”, diz.

Vice e secretários

Após a votação para presidente, a Câmara votou para definir o vice e os três secretários. O deputado Wellington Luiz (PMDB) foi eleito o vice-presidente, com 14 votos favoráveis. Já a deputada Sandra Faraj (SD) foi escolhida para a 1ª Secretária, com 14 votos. O deputado Robério Negreiros (PSDB) é o novo 2º Secretário, com 20 votos favoráveis. E, por fim, o deputado Raimundo Ribeiro (PPS) foi eleito o 3º Secretário, com 16 votos.

“A gente vai trabalhar para uma cidade melhor em harmonia com o poder Executivo, sem subserviência”, deputado distrital, Joe Valle

O novo presidente acredita que a harmonia será fator decisivo nas ações da Casa. “Vou iniciar uma gestão compartilhada, como é uma característica minha. Nós temos um poder Legislativo que tem autonomia, mas será harmônico com o Executivo”, afirma.

“A Câmara nunca pode ser de situação ou de oposição, precisa ter posição. A gente vai trabalhar para uma cidade melhor em harmonia com o poder Executivo, sem subserviência”, completa o deputado Joe Valle, que disse que estará a disposição do governador Rodrigo Rollemberg.

Já o deputado Wellington Luiz acredita que a Câmara precisa superar todas as dificuldades e diferenças. “Nesse momento é fundamental que mais do que discursos a Casa tenha ações que visem principalmente a sociedade. A gente sabe do trabalho que tem sido feito, mas nós podemos melhorar. A Câmara precisa ser porta-voz da sociedade e a partir de agora precisa estar unida”, aponta.

Confira como ficará a mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal a partir do ano que vem:

Presidente: Joe Valle (PDT)

Vice-presidente: Wellington Luiz (PMDB)

Primeira secretária: Sandra Faraj (SD)

Segundo secretário: Robério Negreiros (PSDB)

Terceiro secretário: Raimundo Ribeiro (PPS)

 

 

Confira os votos:

Joe Valle

– Celina Leão (PPS)

– Chico Leite (Rede)

– Claudio Abrantes (Rede)

– Cristiano Araújo (PSD)

– Joe Valle (PDT)

– Liliane Roriz (PSB)

– Rafael Prudente (PMDB)

– Raimundo Ribeiro (PPS)

– Reginaldo Veras (PDT)

– Robério Negreiros (PSDB)

– Sandra Faraj (SD)

– Wellington Luiz (PMDB)

Agaciel Maia

– Agaciel Maia (PR)

– Bispo Renato Andrade (PR)

– Chico Vigilante (PT)

– Israel Batista (PV)

– Juarezão (PSB)

– Julio Cesar (PRB)

– Lira (PHS)

– Luzia de Paula (PSB)

– Ricardo Vale (PT)

– Rodrigo Delmasso (Podemos)

– Telma Rufino (PROS)

– Wasny de Roure (PT)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado