Menu
Política & Poder

Governo publica MP que revoga reoneração da folha de pagamento

O ministro Alexandre Padilha, anunciou na terça-feira (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia assinado a medida

Redação Jornal de Brasília

28/02/2024 10h47

Na foto, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal publicou na manhã desta quarta-feira, 28, uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) com a revogação do trecho da medida provisória (MP) que reonera a folha de pagamentos de 17 setores da economia. A reoneração havia sido enviada ao Congresso em dezembro, mas causou forte reação nas duas Casas por reverter a decisão que os parlamentares já tinham tomado de manter o benefício.

A revogação dos trechos que tratam da reoneração faz parte de acordo do governo com o Congresso. O acerto também inclui o envio de um projeto de lei para tratar do tema, o que foi formalizado mais cedo na edição regular do Diário Oficial. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou na terça-feira (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia assinado a medida.

Agora, a reoneração será discutida no Congresso por meio do projeto de lei enviado nesta quarta. A diferença é que medidas provisórias passam a vigorar no momento de sua publicação e precisam ser deliberadas em até 120 dias pelo Congresso, enquanto projetos de lei só valem depois de aprovados e as votações não têm data para serem realizadas. No caso desse PL, Padilha disse que se tratar de projeto com urgência constitucional, que dá celeridade à sua tramitação. Da forma como está hoje, a desoneração tem validade até 2027.

A MP da reoneração também acabou com o Perse, auxílio ao setor de eventos criado na pandemia e mantido pelo Congresso nos anos seguintes, e limitou a compensação tributária. Esses trechos foram mantidos em vigor e precisarão ser analisados pelo Congresso no prazo da medida provisória enviada em dezembro, que vence em 1º de abril, mas poderá ser prorrogada por mais 60 dias.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado