Menu
Política & Poder

Governadores buscarão relação ‘profícua’ com Executivo, diz Barbalho na COP-27

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que os governadores da Amazônia Legal buscarão ter uma relação “profícua” com o governo

Redação Jornal de Brasília

16/11/2022 11h28

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou na manhã desta quarta-feira, 16, que os governadores da Amazônia Legal (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Maranhão e Tocantins) buscarão ter uma relação “profícua” com o governo federal, que passará a ser comandado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de janeiro.

“É necessária nova cooperação entre Estados e governo federal” afirmou Barbalho, em evento realizado no estande do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, na 27ª Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP-27).

Na ocasião, os governadores da região, presentes no evento, entregaram a Lula o documento “Carta da Amazônia: uma agenda comum para a transição climática”. “Os governadores (da Amazônia Legal) reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, disse.

Barbalho chamou a atenção para o fato de os Estados amazônicos terem alcançado, nos últimos quatro anos, um bom nível de relacionamento no exterior, e pediu a Lula que seja alcançado um acordo que facilite parcerias internacionais entre os entes federativos e outros países.

Por fim, Barbalho solicitou a Lula que atue para o País sediar uma COP. “Peço que o senhor peça que a Amazônia brasileira seja sede da COP-30 em 2025”, afirmou.

“Pode estar certo que vou falar com o secretariado da COP pra fazer a COP no Brasil, na Amazônia”, disse Lula, minutos depois, em resposta ao pedido de Barbalho.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado