Menu
Política & Poder

Golpistas presos serão enviados de volta a seus estados de origem

A decisão foi tomada em reunião do gabinete de crise nesta sexta-feira (13). O grupo apoia as investigações sobre os atos golpistas

Redação Jornal de Brasília

13/01/2023 13h22

Foto: CARL DE SOUZA / AFP

Os manifestantes presos no último domingo (08) após invasão às sedes dos Três Poderes serão transferidos de volta para seus estados de origem.

A decisão foi tomada em reunião do gabinete de crise na manhã desta sexta-feira (13). O grupo apoia as investigações sobre os atos golpistas.

No último domingo, um grupo contrário ao governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadiu e destruiu as sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

Na ocasião, foram presos cerca de 1.500 pessoas após o ato e no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército.

Durante a reunião, ainda foi informado que as audiências de custódia dos presos devem acabar neste domingo (15). Ainda foi tratado o atendimento de saúde que os detidos tem recebido e a necessidade da celeridade na apuração dos fatos.

O encontro contou com a presença da governadora em exercício do DF Celina Leão (PP), o juiz auxiliar do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), membros do Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional do Governo do Distrito Federal (GDF), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), da Câmara dos Deputados, da Ordem e do Conselho dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) e da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

A reunião foi convocada por Leão “a fim de promover a estabilidade no âmbito do Distrito Federal, coordenar as atividades administrativas não afetadas pela intervenção federal decretada em 8 de janeiro de 2023, bem como prestar apoio às medidas requisitadas pelo interventor nomeado pelo Decreto Presidencial nº 11.377, de 8 de janeiro de 2023”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado