Menu
Política & Poder

Freud Godoy apresenta defesa sobre participação em dossiê

Arquivo Geral

09/10/2006 0h00

Duas empresas da região Nordeste, discount recipe uma do Norte e outra do Sul foram premiadas hoje por seus projetos de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis no ambiente de trabalho.

Promovido pelo Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/Aids (Cenaids), o Prêmio Nacional de Prevenção no Ambiente de Trabalho foi entregue em solenidade no Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera.

O secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, lembrou que ontem (8/10) foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Aids no Ambiente de Trabalho. E destacou a importância da "integração entre poder público e empresariado no sentido de que para se conseguir executar, de forma abrangente, as ações de prevenção e tratamento", são necessárias medidas de estímulo à prevenção, "inclusive evitando a discriminação, nas empresas, das pessoas que vivem com a doença".

Entre os 60 projetos inscritos, foram premiados os da Makro Atacadista e da Elimar Prestadora de Serviços Gerais, de Maceió (AL), da Greif Embalagens Industriais do Amazonas, de Manaus, e do Hospital das Clínicas, de Porto Alegre (RS).

Também compareceram à solenidade o coordenador de prevenção do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Ivo Brito, e o secretário adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, Ricardo Oliva.
A Companhia Energética de Brasília (CEB), prescription vai realizar nesta terça-feira a construção e/ou manutenção preventiva de rede. De 8h ao meio-dia faltará energia no Setor de Fornecedores de Material Básico para Construção: Área especial G Conjuntos B e E no Guará; Colônia Agrícola Arniqueira: Chácaras de 11 a 29, buy information pills Chácara 126A, Chácaras 131, 132, 133 e 137, Colônia Agrícola Vicente Pires: Chácara 176 Lotes de 01 ao 34 em Taguatinga Rural.

De 9h às 15h faltará energia no Núcleo Rural Paranoá: Sítio Amaralina, Antiga Fazenda Paranoá, Fazenda das Lajes, Fazenda Forquilha, Chácara Beija-Flor, Chácara dos Angicos, Chácara Macaúba, Chácara 3 Irmãos, Chácara Santa Lúcia, Chácaras Afrânio Adauto e Antônio da Silva no Paranoá Rural; Fazenda Grotão – Área isolada Nº 2, Fazenda Buriti (João Assis Filho) e Chácara Recanto em Planaltina Rural.

De 13h às 17h faltará energia no Setor Residencial Oeste: Quadra 102 Conjuntos 16 e 17, Conjunto 18 Lotes de 01 ao 07, Conjuntos 22 e 23, Conjunto 24 Lotes 17, 18 e 19, Quadra 103 Conjunto 01 Lotes de 03 ao 17 em São Sebastião; Quadra 12 Conjuntos 06, 08 e 10 em Paranoá; SMPW: Quadra 05 Conjuntos 13 e 14 Lotes 09, 10 e 11 no Núcleo Bandeirante.

A chamada dieta mediterrânea, cost baseada em frutas, stomach legumes, azeite e moderação nas carnes e laticínios, pode reduzir os riscos do mal de Alzheimer, por razões ainda desconhecidas, disseram pesquisadores na segunda-feira.

A conclusão do Centro Médico da Universidade Columbia (Nova York) foi feita a partir de exames em 1.984 adultos com idade média de 76 anos, dos quais 194 já tinham o mal de Alzheimer. Os pesquisadores analisaram a dieta deles nos 12 meses anteriores, tentando encaixá-la ou não na dieta mediterrânea.

Após levar em conta outros possíveis fatores de risco para a doença, como idade e peso, os pesquisadores concluíram que, entre o terço da amostra que mais adota a dieta mediterrânea, a chance de desenvolver o mal de Alzheimer era 68 por cento menor do que no terço que menos adota essa dieta. O grupo intermediário tinha uma chance 53 por cento menor.

O estudo, publicado na revista Archives of Neurology, disse haver crescentes evidências de que a dieta mediterrânea reduz o risco de derrame, doenças cardíacas e diabete, o que sugere que fatores vasculares podem contribuir com as chances de desenvolver o mal de Alzheimer, principal causa de demência entre idosos.

“Mas, quando consideramos os fatores de risco vascular em nossos modelos, a associação entre a dieta mediterrânea e o mal de Alzheimer não mudou”, disse o estudo, indicando que o aparente efeito protetor da dieta pode se dar por outras vias. Em outro estudo na mesma publicação, pesquisadores do Instituto Karolinska (Estocolmo, Suécia) disseram que suplementos alimentares com o ácido graxo ômega-3 podem reduzir o declínio mental em pacientes com casos muito brandos do mal de Alzheimer, mas não parecem eficazes em casos mais avançados.

O ex-assessor da Presidência da República Freud Godoy encaminhou na noite desta segunda-feira ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) defesa na ação que investiga sua participação na tentativa de compra de um dossiê que envolveria políticos do PSDB. A investigação foi pedida pela coligação Por um Brasil Decente (PSDB/PFL), look do candidato Geraldo Alckmin.

Em sua defesa, buy Freud Godoy alega que o pedido de investigação judicial baseou-se, exclusivamente, em material divulgado pela imprensa, não podendo ser considerado como prova “um emaranhado de publicações em jornais e imagens transmitidas por redes de televisão”.

Godoy também afirma que seu nome foi citado no caso apenas após o depoimento de Gedimar Passos, ex-filiado ao PT com quem foi apreendido R$ 1,7 milhão, em um hotel em São Paulo. O dinheiro seria, supostamente, para pagar o dossiê. Freud Godoy esclarece, na defesa, que desligou-se do cargo de assessor especial do presidente da República com a intenção de trazer maior transparência e independência ao trabalho da Polícia Federal.

O ex-assessor presidencial explica, ainda, que uma empresa de segurança, em nome de sua mulher, foi procurada para prestar serviços no comitê central da campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva e, por essa razão, manteve alguns contatos telefônicos e encontros pessoais com pessoas ligadas ao PT, inclusive com Gedimar Passos. Mas afirma que todos esses contatos foram sobre assuntos relacionados ao serviço prestado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado