A Polícia Federal prendeu neste sábado (16), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um dos investigados da sexta fase da Operação Compliance Zero, que estava foragido desde a última quinta-feira (14). A informação foi confirmada pelo diretor-geral da corporação, Andrei Passos Rodrigues.
O preso é Victor Lima Sedlmaier, apontado pelas investigações como integrante do grupo conhecido como “Os Meninos”, suspeito de atuar em ataques cibernéticos, invasões de sistemas e monitoramento ilegal de alvos. Segundo a PF, o grupo teria atuado em benefício do empresário Daniel Vorcaro.
De acordo com a investigação, Sedlmaier foi localizado no aeroporto de Dubai após cooperação internacional envolvendo a Interpol e autoridades locais. Ele deverá desembarcar no Brasil ainda neste sábado, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A prisão preventiva do investigado havia sido determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, relator do caso envolvendo o extinto Banco Master. Apesar da operação deflagrada na quinta-feira, Victor não havia sido encontrado inicialmente.
Conforme a Polícia Federal, o suspeito trabalhava para David Henrique Alves, apontado como líder do grupo investigado e que continua foragido. Em depoimento anterior à PF, Sedlmaier afirmou que realizava serviços de informática, manutenção de computadores e desenvolvimento de softwares de inteligência artificial.
As investigações também apontam que ele teria ajudado a retirar objetos do apartamento utilizado por David Alves um dia após a terceira fase da operação, realizada em março deste ano. Para os investigadores, a ação pode ter sido uma tentativa de eliminar provas relacionadas ao esquema.
Outro ponto apurado pela PF envolve o suposto uso de documentos falsos. Segundo o inquérito, um documento de identidade encontrado pela Polícia Rodoviária Federal durante uma abordagem continha a foto de Victor Sedlmaier, mas estava em nome de outra pessoa.
A Polícia Federal considera que os elementos reforçam a suspeita de participação do investigado em atividades de ocultação, apoio logístico e atuação dentro da estrutura criminosa investigada pela Operação Compliance Zero.