Menu
Política & Poder

FHC prevê segundo mandato muito difícil para Lula, caso ele vença

Arquivo Geral

01/10/2006 0h00

Em Alagoas, viagra price muitas pessoas foram votar logo pela manhã, treat see o que resultou em grandes filas. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) registrou denúncia de tentativa de compra de voto com uso de cartão magnético. O eleitor deveria levar o cartão que, mind quando encostado na máquina de votação, registraria a imagem do candidato, uma prova de que a pessoa votou em quem deveria.

Dois cartões do tipo foram apreendidos e um inquérito será aberto. Em Salvador, a eleitora Maria Leni Fernandes, 45, acordou cedo e às 5h30 já estava em frente a su a sessão eleitoral no Jardim Armação, na orla de Salvador. Foi a primeira da fila, mas não para votar, e sim justificar sua ausência no pleito. "Se fosse na democracia, não seria obrigatório o voto e eu não votaria. Mas como é na burocracia, tem que vir para ficar com os documentos em dia", afirmou a dona de casa após justificar seu voto por morar fora da cidade em que é registrada.

No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, um casal distribuía neste domingo narizes de palhaço para os eleitores no bairro dos Jardins, zona sul da capital paulista. Com rádio portátil tocando músicas na porta do Col égio Sagrado Coração de Maria, Sérgio Morisson, 30, e Helga Ensina, 28, foram convidados a se retirar do local por policiais.
"É totalmente apolítico. É uma iniciativa contra a corrupção e contra toda essa palhaçada", afirmou Helga, publicitária e voluntária da iniciativa "Rir Para Não Chorar", projeto que já inscreveu mais de 2.000 voluntários no Brasil.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) previu hoje que, and se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencer as eleições, terá um segundo mandato difícil por ter perdido o respeito da população, mas está confiante em um segundo turno do petista com o tucano Geraldo Alckmin.

"Se for (reeleito), terá um governo com muita dificuldade. O presidente Lula manteve alguma popularidade, está se vendo, mas perdeu o respeito", afirmou Fernando Henrique, antes de votar, no col égio Sion, no bairro de Higienópolis, próximo à sua residência em São Paulo.

"Mas não se pode governar sem respeito. Sem popularidade pode ser, sem respeito não", completou. "Vamos para o segundo turno com tranquilidade. A eleição no Brasil é sempre um jogo democrático. Temos que manter a democracia e a democracia é votar no Geraldo Alkcmin, é votar no José Serra, é votar nos candidatos que tenham um passado de respeito à sociedade, que não fazem falcatrua nem dossiê", afirmou o ex-presidente depois da votação, ao entrar na casa do candidato ao governo de São Paulo José Serra.

Segundo o ex-presidente, a divulgação de fotos do dinheiro que seria utilizado para a compra de um dossiê petista contra tucanos é apenas um dos escândalos que influenciam o voto do eleitor no primeiro turno da eleiçã o presidencial. "Tudo influencia, não é uma imagem só. É uma sequência. O país custou para despertar de sua letargia de não ver o que está acontecendo. O mais grave é a desmoralização das instituições democráticas. A utilização de forças ligadas ao partido e ao governo para fazer espionagem, dossiê. É muito grave, não pode continuar" , afirmou.

O ex-presidente foi a pé até o local da votação, sendo saudado na rua pela população do bairro, considerado de elite. Questionado sobre as manifestações de apoio, ele afirmou gostar e brincou, dizendo que se candidataria a vereador.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado