Menu
Política & Poder

Ex-ministro da Cultura Francisco Weffort morre aos 84 anos

Weffort foi um dos fundadores do PT e chegou a ser secretário-geral do partido. Deixou a legenda para se tornar ministro no governo FHC

Redação Jornal de Brasília

02/08/2021 12h34

Foto: Divulgação/USP

O ex-ministro da Cultura Francisco Weffort morreu no domingo (1º), aos 84 anos. A Casa de Saúde São José, onde Weffort estava internado, informou que a morte foi causada por um infarto do miocárdio.

Weffort foi um dos fundadores do PT e chegou a ser secretário-geral do partido. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), foi ministro da Cultura durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O cientista político participou de forma ativa da campanha das Diretas Já e do protestos pela redemocratização do Brasil. No Ministério da Cultura, encabeçou a retomada do cinema brasileiro, medido pelo percentual de filmes nacionais na programação das salas de projeção. Weffort elevou os 1,2% para 25% de filmes transmitidos em 2001.

Entre suas principais obras estão “Por que democracia?” (1984), “Qual democracia?” (1992) e Formação do pensamento político brasileiro” (2006).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado