Menu
Política & Poder

“Estou doido para fazer um acordo com a UE”, diz Lula

O dispositivo de acordo entre os blocos prevê sanções por descumprimento de exigências ambientais, o que Lula classificou como uma ameaça

Camila Bairros

23/06/2023 8h37

Brazil’s President Luiz Inácio Lula da Silva delivers a speech during a ‘Global Citizen’ concert in Paris on June 22, 2023. – International artist headlined the bill for a concert for the planet on June 22, 2023 at the foot of the Eiffel Tower in Paris, as part of the New Global Financial Pact Summit organised by French President. (Photo by Anna KURTH / AFP)

Em Paris, após passagem pela Itália, o presidente Lula (PT) disse estar “doido para fazer um acordo com a União Europeia”, mas que isso não é possível, pois a carta adicional feita pelo órgão não permite, e pede acordos mais justos.

O dispositivo de acordo entre Mercosul e União Europeia prevê sanções em caso de descumprimento de exigências ambientais, o que Lula classificou como uma ameaça. O acordo entre os blocos é negociado desde 1999, e recentemente, o europeu mandou um documento com “instrumentos adicionais” para serem acrescentados ao acordo.

O presidente brasileiro criticou a ação e disse que vai enviar uma resposta, mas que é necessário discutir tudo. “Nós temos uma parceria estratégica, não é possível que haja uma carta adicional que faça ameaça a um parceiro”, afirmou.

Em entrevista para o Uol, Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, afirmou que as exigências são “verdadeiramente abusivas”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado