Menu
Política & Poder

‘Esse será o mandato da minha vida’, diz Lula, citando compromisso contra a fome

Na fala inicial, Lula defendeu a necessidade de dar um salto de qualidade na educação, na cultura e na saúde brasileiras

Redação Jornal de Brasília

06/01/2023 12h17

Brazil’s President Luiz Inacio Lula da Silva (C) speaks during his government’s first cabinet meeting at the Planalto Palace in Brasilia on December 6, 2023. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta sexta-feira, 6, na abertura da primeira reunião ministerial do governo, que esse será o mandato da vida dele. “Esse será o mandato da minha vida, todo mundo sabe que eu tenho obsessão para acabar com a fome, melhorar a saúde do povo. Porque eu conheço muita gente que morreu com receita no criado-mudo do lado da cama e não tinha 50 reais para comprar um remédio”, afirmou o presidente no Palácio do Planalto.

Na fala inicial, Lula defendeu a necessidade de dar um salto de qualidade na educação, na cultura e na saúde brasileiras, também como forma de agregar valor aos produtos nacionais. “O Brasil precisa dessa gente bem formada, porque não pode passar mais um século exportando minério de ferro, soja e milho. Temos que exportar conhecimento, inteligência, coisa mais sofisticada com valor agregado,para que Brasil deixe de ser país em desenvolvimento e passe a ser país desenvolvido”, disse o presidente.

Lula defendeu que parte da violência no País existe pela ausência do Estado e, por isso, o governo precisa se esforçar para ampliar a presença em todos os lugares. “Não vou ter um minuto de cansaço enquanto não conseguir resolver os problemas”, prometeu o presidente.

O petista fez o discurso entre o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o “gerente” do novo governo. Em tom de brincadeira, Lula afirmou que, daqui a pouco, Alckmin terá ” mais poder que o presidente da República”. Além de vice-presidente, Alckmin coordenou a transição e foi nomeado ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado