Menu
Política & Poder

Embaixador dos EUA prevê 33 milhões de doses da Pfizer em agosto

Todd Chapman, que está deixando o cargo, revelou ainda que os EUA estudam mais doações, como fizeram com doses da Janssen

Willian Matos

21/07/2021 10h27

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, anunciou nesta quarta-feira (21) que o Brasil deve receber mais 53 milhões de doses da vacina da Pfizer nos próximos meses. “Este mês estão chegando 20 milhões de doses da Pfizer no seu contrato e vão chegar no próximo mês 33 milhões”, disse Chapman.

As doses são provenientes do consórcio Covax Facility, que prevê 100 milhões de doses da Pfizer para o Brasil. Chapman, que deve deixar o cargo em breve em razão de sua aposentadoria, demonstrou alegria com as chegadas.

Recentemente, os EUA doaram três milhões de doses da Janssen, fora do consórcio Covax Facility. O embaixador disse que o país estuda a possibilidade de mais ações como esta. “Agora, em Washington, estão analisando a possibilidade de mais doações para o mundo, e o Brasil está nessa conversa.”

As declarações foram dadas após reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ainda na porta do Ministério, Todd Chapman, ao contrário do que membros do governo federal costumam adotar, parabenizou a imprensa. “Vocês têm um papel muito importante em uma democracia viva como a do Brasil. Felicito vocês pela profissão e pelo serviço de informação”, declarou, em tom de despedida.

O embaixador disse que deixa o governo, mas segue em atividades privadas. Chapman disse ainda que retornará ao solo brasileiro. “Eu volto ao Brasil. Esse não é o final da história”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado