Menu
Política & Poder

Em reunião com ministros, Lula fala de plano de investimentos do governo

Usando uma analogia do futebol, Lula disse que ‘agora começa o campeonato, apesar de já termos ganhado a Recopa com a aprovação da PEC’

Camila Bairros

10/03/2023 11h11

Foto: Reprodução/YouTube

Na manhã desta sexta-feira (10), o presidente Lula (PT) se reuniu com ministros para falar sobre o plano de investimentos do governo. Participaram da coletiva com ele Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Rena Filho, ministro dos Transportes.

A primeira fala foi de Renan, que citou as diretrizes do plano, e disse que agora espera que a área de comunicação do governo defina o nome apropriado. “Esse novo plano reunirá os investimentos prioritários de vários ministérios, não só da área de infraestrutura, mas da área social e produtiva”, completou.

Em seguida, foi a vez de Lula tomar a palavra. Segundo o presidente, agora que o mandato começou de verdade, já que os primeiros meses foram de preparação e montagem de ministérios. Usando uma analogia do mundo do futebol, ele disse que ‘agora começa o campeonato, apesar de já termos ganhado a Recopa com a aprovação da PEC, que foi uma novidade na história política do Brasil (aprovar uma PEC antes mesmo de governar)’.

O presidente também relembrou que, quando chegou para seu primeiro mandato, ainda em 2003, uma das coisas que ele mais lamentava era a falta de produtividade do Ministério do Planejamento, que nada planejava, e é algo que foi mudando ao passar dos anos. Hoje, segundo Lula, os governadores e prefeitos têm mais voz.

“A gente não pode chorar o dinheiro que falta, tem que utilizar bem o dinheiro que tem, e é pos isso que o Haddad é o ministro da Fazenda, porque ele é criativo. Se a gente não tiver o dinheiro, a gente vai atrás dele e da Simone (ministra do Planejamento e Orçamento), que eles têm propostas”, disse o petista, em meio a risadas.

Para finalizar, ele disse que não quer que o governo fique guardando dinheiro, que o objetivo é investir em obras e melhoria na qualidade de vida, buscando dar dignidade ao povo brasileiro. “Estou muito orgulhoso dos primeiros meses de governo, do que vocês (ministros) conseguiram produzir”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado