Menu
Política & Poder

Dino anuncia criação de observatório para monitorar violência contra Jornalistas

Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (17), em publicação no Twitter, que instalará o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas

Redação Jornal de Brasília

17/01/2023 15h31

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (17), em publicação no Twitter, que instalará o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas. De acordo com o ministro, a proposta do observatório é dialogar com o Poder Judiciário “e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, publicou.

A criação do Observatório é um pedido antigo das entidades sindicais de jornalistas que registraram aumento das agressões à imprensa durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e acontece após encontro do ministro com entidades sindicais.

Na reunião, Dino também recebeu documentos com ações para promover a proteção à vida e à integridade dos profissionais da comunicação no Brasil. A ação vem em um momento de crise para os profissionais da imprensa.

No dia 8 de janeiro, durante atos golpistas em Brasília por bolsonaristas radicais, houve 16 casos de agressão a jornalistas, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em seu mandato, Bolsonaro chegou a desmentir meios de comunicação e fazer ataques a profissionais de jornais da oposição. No ano passado, o ex-presidente perdeu um processo contra uma jornalista da Folha de S. Paulo por danos morais.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado