Menu
Política & Poder

Deputado Leo Prates divulga relatório ao projeto do governo que acaba com escala 6×1

Em seu substitutivo, Prates manteve a mesma redação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pelos deputados em 27 de maio

Redação Jornal de Brasília

16/06/2026 17h34

Leo Prates

Foto: Sandro Pereira / Câmara dos Deputados

Brasília, 16 – O deputado Leo Prates (Republicanos-BA) divulgou no período da tarde desta terça-feira, 16, seu relatório para o projeto de lei (PL) enviado pelo governo com urgência constitucional que acaba com a escala 6×1. A proposta está trancando a pauta do plenário da Câmara desde 30 de maio e seria votada nesta terça, mas a previsão é que o Executivo altere o regime.

Em seu substitutivo, Prates manteve a mesma redação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pelos deputados em 27 de maio.

O texto estabelece uma jornada de no máximo oito horas diárias, limitada a 40 horas semanais, com uma transição de 14 meses e vedação à redução salarial.

Além disso, o projeto prevê dois dias de folga remunerada por semana para os trabalhadores, não necessariamente em dias consecutivos, sendo um “preferencialmente aos domingos”.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado