Menu
Política & Poder

Deputado do Rio de Janeiro tem mandato cassado e se torna inelegível

Crivella foi julgado por abuso de poder político em 2020, quando era prefeito do RJ e buscava a reeleição

Camila Bairros

29/05/2023 10h04

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O deputado federal Marcelo Crivella teve decretado seu mandato cassado pela juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, que também determinou que ele fique inelegível até 2028. Crivella foi julgado por abuso de poder político em 2020, quando era prefeito do RJ e buscava a reeleição.

A Justiça considerou que ele abusou de seu poder político ao usar servidores públicos municipais para impedir o trabalho de jornalistas que cobriam a situação dos serviços de saúde municipais durante a pandemia de covid-19. 

O emprego desses servidores violou o direito dos cidadãos à informação e liberdade de imprensa “tendo em vista o interesse de evitar a repercussão negativa daquelas informações sobre a candidatura à reeleição” do então candidato, segundo a juíza. 

Em nota, o Republicanos, partido de Crivella, diz que essa decisão não tem efeito imediato, por isso, ele segue no cargo. O documento ainda afirma que a cassação do mandato de um deputado federal não cabe a uma juiza eleitoral de primeira instância.

O partido se disse confiante de que os recursos já apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) serão “devidamente analisados, considerando as instâncias adequadas do processo”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado