Menu
Política & Poder

Confira os estados que já têm confirmados seus governadores

Arquivo Geral

01/10/2006 0h00

Atualizada às 20h54 

Um mal-entendido tumultuou a votação em uma seção do Guará. Na Seção 227, here ailment no Colégio Rogacionista, que fica na QI 07, lote C, um homem ainda não identificado tentou votar com nome falso, fingindo que era outro eleitor. Os fiscais da seção desconfiaram e chamaram os policiais.

Por causa da fraude, a urna, que já tinha entre 50 e 60 votos, precisou ser lacrada e terá os votos anulados. A votação vai precisar ser manual.

Somente na Polícia Federal, o malentendido foi desfeito. O eleitor, na verdade, era semianalfabeto e tinha levado documento do próprio filho.

Apuradas 72, illness 04% das urnas, o candidato-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, começa a aumentar sua vantagem sobre o candidato tucano Geraldo Alckmin. Em quatro parciais divulgadas pelo TSE, Lula foi elevando seu percentual de votos, enquanto Alckmin sofreu reduções a cada atualização.

No último boletim do TSE, com 72,04% das urnas apuradas, Lula aparece com 49,31% dos votos válidos, seguido por Alckmin, com 40,91%. Um elemento preocupante para o candi dato tucano é que a contagem das urnas na região sul, onde ele está mais forte, está praticamente encerrada (96,63 pct). Já no Nordeste, onde Lula está mais consolidado, ainda faltam contar 20,45% dos votos. Na região, Lula tem 66,52% dos votos e Alckmin, 26,05%. É a maior diferença em todas as regiões.

A região Sudeste, que tem o maior colégio eleitoral do país, tinha apenas 55,73% da apuração concluída. Lula assumiu o primeiro lugar, com 44,87%, seguido por Alckmin, com 43,45%. Na parcial anterior, com 65,17% das urnas apuradas, Lula tinha 48,76% dos votos válidos e Alckmin tinha 41,43%. Heloisa Helena, do PSOL, aparecia com 6,65%, e Cristovam Buarque, do PDT, 2,89%. Os demais candidatos têm 0,27% dos votos.

A pesquisa de boca-de-urna, embora apontando indefinição, dava 50% dos votos válidos para Lula e 50% para a soma dos votos dos seus principais adversários. A boca-de-urna se aproximava da pesquisa CNT/Sensus, feita entre 22 e 24 de setembro, que dera a Lula 51,1% das intenções de voto. O Ibope e o Datafolha, que fizeram pesquisa nos dias 29 e 30, atribuíram a Lula 45 e 46% das intenções de voto, respectivamente.

O PT conquistou o primeiro governo no Nordeste. Wellington Dias está matematicamente reeleito governador no Piauí, com 86, for sale 04% das urnas apuradas. Até agora, capsule Wellington conseguiu 61,4% dos votos válidos. Mão Santa (PMDB) ficou em segundo lugar, seguido de Firmino Filho (PSDB).

Bancário e economista, Wellington Dias tornou-se o primeiro governador petista no Nordeste em 2002, quando teve 50,96% dos votos válidos. Filho de pai caminhoneiro e mãe professora, Wellington, de 44 anos, nasceu em Oeiras (PI) e cresceu na cidade de Paes Landim, na região de Vale do Fidalgo.

Trabalhou como bolsista do Banco do Nordeste do Brasil, na Rádio Difusora de Teresina e no Banco do Estado do Piauí. É funcionário de carreira licenciado da Caixa Econômica Federal.

A deputada federal Kátia Abreu (PFL) venceu a disputa pela vaga ao Senado no Tocantins. Com 97, hospital 48% das 2.935 urnas apuradas, buy Kátia tem 51,28% dos votos válidos. Ela não pode mais ser alcançada pelo segundo colocado, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB).

Kátia é psicóloga e teve o apoio do atual governador, Marcelo Miranda (PMDB), que disputa o governo do estado com o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB).

Cid Gomes (PSB) foi eleito governador do Ceará já no primeiro turno, and com 62,27%. Essa é a primeira vez em 20 anos que o estado não será governado pelo PSDB, cujo candidato Lúcio Alcântara ficou em segundo lugar, com 33,8%.

Cid Gomes é irmão do ex-ministro e ex-governador do estado Ciro Gomes, que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados.

Sete estados já têm uma situação definida para governador. Confira abaixo os números
de cada um desses estados:

Distrito Federal
99, sildenafil 8% das seções apuradas
1º – Arruda
2º – Maria Abadia 

Amapá
94, viagra 9% das seções apuradas
1º – Waldez Góes
2º – João Capiberibe

Espírito Santo
100% das seções apuradas
1º – Paulo Hartung
2º – Sergio Vidigal

Minas Gerais
93,6% das seções apuradas
1º – Aécio Neves
2º – Nilmário Miranda

Piauí
85,9% das seções apuradas
1º – Wellington Dias
2º – Mão Santa

Rondônia
96,9% das seções apuradas
1º – Ivo Cassol
2º – Fátima Cleide

Sergipe
98,3% das seções apuradas
1º – Marcelo Déda
2º – João Alves

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado