Menu
Política & Poder

Cirurgia de Lula ocorre sem ‘intercorrência’ e presidente passa bem, diz equipe médica

Presidente já se encontra acordado e conversando”, afirmou o médico Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente

Redação Jornal de Brasília

29/09/2023 17h53

Foto: Agência Brasil

RENATO MACHADO E MARIANNA HOLANDA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

A equipe médica responsável pela cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou na tarde desta sexta-feira (29) que o procedimento ocorrem sem intercorrências e que o mandatário passa bem.

“Presidente foi submetido a uma cirurgia, artroplastia do quadril, colocação de prótese, já estava programa, e o procedimento transcorreu sem intercorrências. Presidente já se encontra acordado e conversando”, afirmou o médico Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente.

Kalil ainda acrescentou que se optou por aproveitar a anestesia para realizar uma cirurgia plástica na pálpebra.

Os médicos responsáveis pela cirurgia ou pelo acompanhamento da saúde rotineira do presidente concederam uma entrevista coletiva para jornalistas.

Participaram o ortopedista e cirurgião chefe Giancarlo Polesello, que foi o responsável pelo procedimento; o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente; e a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio.

Lula foi submetido nesta sexta-feira (29) a uma cirurgia para tratar um problema na região do quadril, procedimento que já estava programado. Trata-se de uma artroplastia total de quadril, na qual foi instalada uma prótese no corpo do presidente.

O mandatário vinha se queixando de dores desde o período eleitoral, no ano passado. Chegou a afirmar que não realizou o procedimento logo depois de assumir para não demonstrar fragilidade e as pessoas acharem que ele estava “velho”.

O comboio presidencial chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, às 8 horas. Segundo interlocutores no Palácio do Planalto, Lula optou por realizar a cirurgia na capital federal, porque pretende se recuperar na residência oficial e voltar a despachar assim que for possível.

A cirurgia em questão impõe uma restrição de transporte, com o mandatário não podendo pegar avião.

Ele deve permanecer no hospital até a próxima terça-feira (3). Depois da cirurgia, a expectativa é a de que ele fique ao menos três semanas trabalhando de casa, o Palácio da Alvorada.

Durante o período de internação, serão divulgados dois boletins médicos por dia, para atualizar a evolução do quadro médico do presidente.

O período de recuperação total deve envolver cerca de um mês.

Lula ainda não poderá realizar viagens por um período de quatro a seis semanas após a cirurgia. A primeira deve ser no fim de novembro, para participar da COP 28, nos Emirados Árabes Unidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado