Menu
Política & Poder

Cármen Lúcia antecipa saída do TSE, e Kassio assume presidência em maio

Ministra justifica decisão para garantir transição e dar mais tempo à gestão de Kassio Nunes Marques antes das eleições

Redação Jornal de Brasília

09/04/2026 13h08

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

LUÍSA MARTINS
FOLHAPRESS

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, decidiu antecipar sua saída do cargo, que seria apenas no dia 3 de julho.

A eleição simbólica para a escolha de Kassio Nunes Marques como novo presidente da corte será no próximo dia 14, com cerimônia de posse prevista para maio.

Ao anunciar a decisão, Cármen afirmou que, se cumprisse todo o mandato, Kassio teria pouco tempo para organizar as eleições gerais de outubro -cerca de cem dias.

“Decidi que, em vez de deixar para o último dia, a sucessão deste tribunal se inicie antes, com os procedimentos para a eleição dos novos dirigentes e o processo de transição”, disse a ministra.

A magistrada afirmou que a medida busca “garantir o equilíbrio e a tranquilidade na passagem das funções”. Na gestão Kassio, o ministro André Mendonça assume como vice do TSE.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado