O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (15) que vai enviar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de análise do spray nasal EXO-CD24, desenvolvido por Israel, que promete combater a covid-19. Bolsonaro usou as redes sociais para mostrar que vem dialogando com o país para a aquisição do produto.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda (15) que falou com Bolsonaro por telefone. “Concordamos em cooperar no desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra o vírus”, afirmou Netanyahu, que concluiu dizendo que espera ver Bolsonaro em breve.
Bolsonaro compartilhou a mensagem e disse que o spray tem eficácia próxima de 100% contra casos graves da covid-19. O produto ainda passa por testes e não foi analisado pela Anvisa.
Leia mais: Embaixador de Israel confirma conversa entre Bolsonaro e Netanyahu sobre ‘spray’
Na última sexta (12), o embaixador de Israel, Yossi Shelley, afirmou ter tido uma “conversa muito positiva” com o chefe do Executivo brasileiro.
O remédio em questão é a nova aposta do governo para tratar o novo coronavírus, após meses de defesa da hidroxicloroquina, que também não tem comprovação contra a doença. A droga em estudo pelos israelenses, contudo, ainda necessita de mais testes.