Menu
Política & Poder

BC envia à PF dados das operações do Banco Sofisa no caso dossiê

Arquivo Geral

06/10/2006 0h00

O Banco Central encaminhou à Polícia Federal todas as informações sobre os registros de compra de dólares pelo Banco Sofisa em agosto, website like this health cumprindo determinação da Justiça Federal no Mato Grosso, que investiga o chamado "dossiê Serra".

Também foram enviados à PF, segundo nota do BC divulgada nesta sexta-feira, os dados das operações "de venda de dólares do Banco Sofisa acima de 10 mil dólares para outras instituições ou pessoas físicas, no período de 17 de agosto a 14 de setembro, e os respectivos rastreamentos".

Na madrugada de 15 de setembro, os petistas Gedimar Passos e Valdebran Padilha foram presos em um hotel em São Paulo com 1,1 milhão de reais e 248,8 mil dólares. O dinheiro seria usado para compra de um dossiê com informações contra o então candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra.

O caso atingiu nomes de primeiro escalão do PT, entre eles Ricardo Berzoini, que, em função do escândalo, deixou a coordenação da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, nesta sexta-feira, a presidência do PT.

Desde então, a PF vem trabalhando para descobrir a origem do dinheiro. A PF chegou até o Banco Sofisa após receber do FBI (a polícia federal dos Estados Unidos) informações sobre o caminho de parte dos dólares apreendidos.

Na nota divulgada nesta sexta-feira, o BC diz que oficiou, na semana passada, os bancos Bradesco, BankBoston, Safra e Banco do Brasil para que enviassem diretamente à PF informações referentes a saques em reais.

De acordo com o BC, os dados solicitados referem-se às retiradas "acima de 10 mil reais ou saques acima de 2 mil reais que, de forma seriada, ultrapassem 10 mil reais, realizados entre 28 de agosto e 14 de setembro nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo".

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado