Menu
Política & Poder

Após regra sobre fronteiras, Bolsonaro repete que não pedirá passaporte da vacina

“Jamais vou exigir passaporte da vacina de vocês. Imaginem se tivesse o Haddad no meu lugar”, declarou o chefe do Executivo

Redação Jornal de Brasília

08/12/2021 13h01

Foto: REUTERS / Adriano Machado

Um dia depois de o governo anunciar novas medidas nas fronteiras brasileiras para conter a variante Ômicron do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro reiterou na manhã desta quarta-feira que não pretende exigir o chamado “passaporte da vacina” no Brasil. “Jamais vou exigir passaporte da vacina de vocês. Imaginem se tivesse o Haddad no meu lugar”, declarou o chefe do Executivo a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, referindo-se ao adversário do PT na última disputa presidencial.

Os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União) informaram ontem um novo protocolo para entrada no País, que deve ser formalizado em portaria a ser publicada ainda nesta quarta-feira

Pelas novas regras, quem não se imunizou contra a covid-19 deverá fazer quarentena de cinco dias e só deixará isolamento após um teste RT-PCR negativo. Quem se vacinou está dispensado do isolamento. Todos os viajantes, porém, devem apresentar um RT-PCR negativo feito 72 horas ou teste de antígeno feito 24 horas para entrar em território nacional.

Não ficou claro, contudo, como será feito o controle dos vacinados e não vacinados. Os ministros se recusaram a responder perguntas dos jornalistas presentes no pronunciamento e evitaram falar em “passaporte da vacina” ao longo da explanação, justamente para evitar um desconforto com Bolsonaro, avesso a medidas restritivas de controle da pandemia.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado