Menu
Notícias

Para instrutor da PF, ação de agentes no domingo foi ‘correta’

O policial federal aposentado Olinto Marcelo Macedo da Silva afirmou que os agentes exerceram bem a função de entrega Jefferson à Justiça

Redação Jornal de Brasília

26/10/2022 8h29

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um dos autores do manual de gerenciamento de crises usado na Academia Nacional de Polícia, o policial federal aposentado Olinto Marcelo Macedo da Silva afirmou que os agentes que cumpriram o mandado de prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) exerceram bem a função de entregá-lo à Justiça, sem optar por ação que poderia oferecer ainda mais riscos à vida dos policiais.

Negociador policial formado pelo Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais de Loures, em Portugal, Silva disse que o agente que negociou a rendição de Jefferson usou declarações inadequadas ao concordar com o político, por exemplo, quando ele falou que reagiu aos disparos dos policiais. Mas avaliou que o contexto político e institucional da PF precisava ser considerado pelo negociador. “Diante da pressão política, do momento eleitoral, da possibilidade de ter um confronto, porque tinha inclusive a casa cercada por apoiadores, você tem de analisar todo esse contexto”, declarou.

“Algumas pessoas estão colocando que ali deveria haver uma ação tática. Não, você não expõe a vida desse policial para adentrar um ponto crítico que você não conhece. Você não arrisca a vida do grupo a não ser que haja vidas em risco lá dentro. Então, a utilização do negociador é a ferramenta correta nesse ponto”, disse o instrutor.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado