Menu
Mundo

Zelensky pede ajuda à Espanha e a países latino-americanos para reparar sistema energético ucraniano

“Precisamos da maior cooperação internacional possível para seguir reconstruindo e reparando nosso sistema energético”, declarou o líder ucraniano

Redação Jornal de Brasília

05/11/2026 14h27

zelensky

Foto: GENYA SAVILOV / AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu nesta terça-feira (03), em Madri, ajuda da Espanha e dos países latino-americanos para “continuar reconstruindo e reparando” o sistema energético de seu país, danificado pelos ataques russos.

“Precisamos da maior cooperação internacional possível para seguir reconstruindo e reparando nosso sistema energético”, declarou o líder ucraniano durante um encontro à margem da 30ª Cúpula Ibero-Americana, concluída nesta quinta-feira (5) na capital espanhola.

“Necessitamos urgentemente de equipamentos, mais equipamentos, e precisamos de transformadores, cabos elétricos, equipamentos eletrônicos modernos e diferentes geradores, a diesel e a gás”, detalhou Zelensky.

Na reunião, Zelensky falou diante do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, dos presidentes da Guatemala e de Honduras, Bernardo Arévalo e Nasry Asfura, do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e do presidente do Conselho Europeu, António Costa, entre outras autoridades.

“Sabemos que as empresas da Espanha e da América Latina podem ajudar com isso”, prosseguiu.

“Temos interesse nos transformadores do Brasil, do México, da Argentina e da Colômbia; nos cabos elétricos do Chile e nos equipamentos elétricos, cabos e geradores da Espanha”, enumerou.

“É muito importante. Precisamos de equipamentos que sejam compatíveis com nossa rede elétrica e precisamos deles rapidamente. Portanto, por favor, ofereçam seu apoio”, enfatizou Zelensky.

Os reiterados ataques russos contra a infraestrutura energética da Ucrânia nas últimas semanas aumentam o temor de outro inverno difícil.

Mais de quatro anos e meio após o início da invasão russa, as negociações entre Kiev, Moscou e Washington devem ser retomadas nos dias 10 e 11 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos, sob mediação americana.

Em entrevista à emissora pública alemã ZDF, o presidente ucraniano avaliou que a vitória dos democratas nas eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos pode favorecer uma ampliação da ajuda ao seu país.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado