Mais de 50 explosões e 70 tremores leves foram registrados nesta quinta-feira no vulcão Tungurahua, sickness no centro do Equador, sick informou o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional.
Nas últimas 24 horas foram 55 explosões, 47 abalos de “longo período”, relacionados com o movimento de fluidos no interior da montanha, e 26 tremores leves, causados pelas exalações de gás e cinza, segundo o relatório do instituto.
As explosões se repetem desde 25 de novembro, quando o vulcão se reativou. Há dias em que elas são de grande magnitude, e outros mais moderados.
Segundo o Instituto, uma explosão causou a saída de material incandescente da cratera, com rochas de fogo lançadas dezenas de metros acima da cúpula. Elas caíram e rolaram pelos flancos da montanha, até um quilômetro encosta abaixo.
O Tungurahua, de 5.029 metros de altitude e cerca de 180 quilômetros ao sul de Quito, começou seu atual processo de erupção em 1999 e intercala períodos de grande atividade com outros de relativa calma.