Um apagão foi registrado na madrugada desta sexta-feira (30) na Venezuela, incluindo a capital Caracas, informou o ministro da Comunicação, Freddy Ñáñez, que atribuiu o problema a uma “sabotagem”.
“Estamos informando que aproximadamente às 4 e 40 da madrugada (5h40 de Brasília) de sexta-feira, 30 de agosto, aconteceu na Venezuela uma sabotagem elétrica, uma sabotagem contra o sistema nacional elétrico, que afetou quase todo o território nacional.
Os 24 estados estão reportando falta total ou parcial de fornecimento de energia elétrica”, afirmou o ministro ao canal estatal VTV.
Os apagões têm sido frequentes na Venezuela há uma década. O pior deles ocorreu em março de 2019 e durou vários dias, deixando o país no escuro.
Regiões do oeste do país, como Táchira e Zulia, que já foram a capital do petróleo, sofrem cortes diários de energia.
O governo do presidente Nicolás Maduro normalmente atribui estas falhas a conspirações orquestradas pelos Estados Unidos e pela oposição para derrubá-lo. Embora líderes e especialistas da oposição, contrariando a tese da sabotagem, responsabilizem o governo pela falta de investimento, incompetência e corrupção.
“É uma nova sabotagem elétrica”, insistiu o ministro. “Vivemos isso em 2019, sabemos o que nos custou em 2019, sabemos o que nos custou recuperar o sistema elétrico nacional desde então e hoje estamos enfrentando isso com os protocolos”.
jt-mbj/acc/fp/aa
© Agence France-Presse