Menu
Mundo

Turquia:Erdogan diz que golpe fracassou e ministro cita situação "90% controlada"

Agência Estado

16/07/2016 12h02

Turkish President Tayyip Erdogan is seen with Chief of Staff General Hulusi Akar (L) during the Balkan Countries Chiefs of Defence Conference in Istanbul, Turkey May 11, 2016. REUTERS/Murad Sezer/File Photo

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan fez um pronunciamento no início da manhã deste sábado no horário local (meio da madrugada no Brasil) e disse que a tentativa de golpe militar não foi bem sucedida. Em Istambul, o presidente afirmou que está no comando do país, mas pediu à população que continue nas ruas. Um dos ministros do governo Erdogan diz que “90% da situação está controlada”.

Em meio ao caos instalado nas últimas horas na Turquia após a tentativa de golpe militar na noite de sexta-feira, a imprensa turca diz que o presidente Erdogan falou a apoiadores no início deste sábado e reivindicou que a tentativa de golpe militar fracassou. Aos eleitores, o político afirmou que continua no poder.

Apesar do discurso que reivindica a vitória sobre os rebeldes, Recep Tayyip Erdogan pediu à população que não deixe as ruas e praças até que a situação esteja resolvida. Ontem à noite, o presidente fez um pronunciamento através do telefone celular convocando as pessoas contra o golpe. A ação levou milhares de pessoas às ruas durante a madrugada contra os militares rebeldes.

Leia mais: Advogado do governo turco diz que clérigo é suspeito de tentativa de golpe

 Erdogan envia mensagem a celulares pedindo apoio contra golpe

‘As coisas estão ficando melhores’, diz premiê da Turquia

Militares turcos pró-golpe são presos na Grécia após tentar entrar no país

Mais de 190 pessoas morreram após tentativa de golpe, diz Exército

Enquanto convocava civis, o governo Erdogan colocou forças militares na rua para tentar impedir a ação rebelde. No início da manhã deste sábado, a televisão turca transmitiu ao vivo uma suposta rendição de um grupo de militares que interditou ontem, com a ajuda de tanques, uma das pontes que liga a área europeia à região asiática de Istambul sobre o Estreito de Bósforo. Esse foi o primeiro ponto ocupado pelos militares que apoiam o golpe na noite de sexta-feira.

Nesta manhã, o ministro turco para a União Europeia, Ömer Çelik, disse em entrevista ao vivo ao canal privado NTV que o governo Erdogan reverteu o quadro gerado pela tentativa de golpe e que “90% da situação está sob controle”. Ele reconheceu, porém, que alguns comandantes militares continuam reféns do grupo que apoiou o golpe. (Fernando Nakagawa, correspondente – [email protected])
Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado