Menu
Mundo

Tiroteio em aeroporto de Cabul deixa soldado afegão morto

A troca de tiros, que aconteceu neste domingo, 22, também envolveu militares americanos e alemães

Redação Jornal de Brasília

23/08/2021 6h08

Um soldado afegão morreu e outros três ficaram feridos depois de um tiroteio com homens armados não identificadas no portão norte do aeroporto de Cabul, de acordo com informações das Forças Armadas da Alemanha. A troca de tiros, que aconteceu neste domingo, 22, também envolveu militares americanos e alemães. Ainda não se sabe se o soldado morto fazia parte do Taleban.

No sábado, 21, sete pessoas que tentavam deixar o Afeganistão morreram esmagadas contra os portões do aeroporto. “Nossos sinceros pensamentos estão com as famílias dos sete afegãos que morreram nas multidões de Cabul”, disse em nota do Ministério da Defesa britânico.

“Esta manhã, às 4H13, aconteceu uma troca de tiros entre guardas afegãos e criminosos não identificados na entrada norte do aeroporto de Cabul”, afirma o tuíte do exército.

Depois do tumulto que causou as mortes, o Taleban conseguiu estabelecer ordem e tentou organizar filas para o acesso. Um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) relatou ao menos 20 mortes nos últimos sete dias dentro ou nos arredores do aeroporto.

O presidente americano Joe Biden afirmou, neste domingo, 22, durante uma coletiva de imprensa que o objetivo dos Estados Unidos é “retirar todos os americanos e evacuar os aliados afegãos”. Segundo ele, foram 28 mil pessoas retiradas do país em agosto, sendo 11 mil em 36 horas.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado