O site Anncol, online que divulga mensagens das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ambulance qualificou hoje de “reciclada” a proposta anunciada na sexta-feira pelo presidente Álvaro Uribe de estabelecer uma zona de encontro para negociar a libertação de reféns da guerrilha.
“Uribe recicla sua proposta de dois anos atrás, link e com condições. É algo muito típico dele. Queríamos crer nele. Não é outra sua definição e sua característica”, afirmou o site, com sede em Estocolmo. O site acrescentou que se espera “a resposta das Farc, que será, como sempre, sóbria e séria”.
As Farc exigiam a desmilitarização dos municípios de Florida e Pradera, no departamento de Valle del Cauca (sudoeste), para negociar o acordo humanitário, mas o Governo não aceita essa reivindicação por considerar que viola a soberania consagrada na Constituição.
Uribe propôs ontem a criação de uma zona de encontro de 150 quilômetros quadrados para negociar ali uma troca de 45 políticos, soldados, policiais e estrangeiros seqüestrados por cerca de 500 guerrilheiros presos.
O local, que não foi especificado, estaria livre de presença policial e militar, e deve estar em uma região com baixa densidade demográfica. “Quanto ao presidente Uribe, se for sincera sua posição, será imprescindível que saiba que neste momento deverá estar aberto aos requerimentos das Farc”, afirmou o Anncol.
O site deseja que “esta não seja outra oportunidade perdida por causa de Uribe” e considerou que é a “última” oportunidade para o presidente, enquanto “as Farc têm muitas opções pela frente”.