Parlamentares do partido democrata americano pediram hoje a abertura de uma investigação sobre a destruição de pelo menos duas fitas de vídeo que documentavam o interrogatório de membros da Al-Qaeda sob custódia da CIA, pharm a agência de inteligência dos Estados Unidos.
De acordo com o jornal The New York Times, o senador Edward Kennedy, de Massachussets, acusou a CIA de “acobertar” o caso. Para o senador Richard Durbin, do estado de Illinois, membros da agência podem ter obstruído o trabalho da Justiça.
Na edição de quinta-feira, o jornal americano publicou uma reportagem afirmando que agentes da CIA haviam destruído pelo menos duas fitas de vídeo contendo imagens de oficiais da agência utilizando métodos controversos de interrogatório em suspeitos de terrorismo.
Ainda de acordo com a publicação, as fitas teriam sido destruídas para evitar a exposição de membros da agência a riscos legais por utilizarem técnicas pouco ortodoxas para arrancar informações de membros da Al-Qaeda.
Segundo a reportagem, a destruiçã0 das fitas teria ocorrido em meio a uma investigação no Congresso sobre um suposto programa secreto de detenções liderado pela CIA.
Na tarde de hoje, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que o presidente George W. Bush “não se lembra de ter sido informado sobre a existência ou a destruição das fitas até ontem”.