Menu
Mundo

Senadores chegam a acordo e impeachment de Trump deve acabar neste sábado (13)

Em vez de convocar uma testemunha -a deputada republicana Jaime Herrera Beutler- para depor, apenas uma declaração que ela deu para a rede de TV CNN foi incluída no processo

Marcus Eduardo Pereira

13/02/2021 16h39

A man calls on people to raid the building as Trump supporters clash with police and security forces as they try to storm the Capital Building in Washington D.C on January 6, 2021. – Demonstrators breeched security and entered the Capitol as Congress debated the a 2020 presidential election Electoral Vote Certification. (Photo by Joseph Prezioso / AFP)

Depois de uma série de idas e vindas, senadores republicanos e democratas chegaram a um acordo para acelerar o julgamento de impeachment de Donald Trump. Com isso, o processo deve terminar ainda neste sábado (13) -caso não aconteçam novas surpresas.

A confusão aconteceu porque no início da sessão deste sábado o grupo de deputados democratas responsáveis pela acusação surpreendeu a todos ao apresentar um pedido para convocar uma testemunha para depor.

Caso essa medida fosse para frente, o processo poderia se prolongar por até duas semanas de acordo com a imprensa americana. Mas a demora desagradava os dois lados da disputa: os republicanos pretendem resolver logo o tema e deixar para trás as confusões da gestão Trump, enquanto os democratas querem que o Congresso foque na agenda do novo presidente, Joe Biden.

Com isso, os senadores chegaram a um acordo para acelerar a questão. Em vez de convocar uma testemunha -a deputada republicana Jaime Herrera Beutler- para depor, apenas uma declaração que ela deu para a rede de TV CNN foi incluída no processo.

Assim, o julgamento pode prosseguir. Acusação e defesa agora tem até duas horas cada um para apesentar seus argumentos finais e, na sequência, os senadores devem votar se absolvem ou não o ex-presidente. A decisão deve sair por volta das 17h do horário de Washington (19h de Brasília).

Para que Trump seja considerado culpado, são necessários 67 votos por sua condenação -a expectativa é que isso não aconteça.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado