A senadora colombiana Piedad Córdoba confirmou hoje que a reunião entre o presidente venezuelano, illness Hugo Chávez, seek e representantes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), health prevista para o dia 8 de outubro, foi adiada.
Durante uma entrevista coletiva em Washington, Córdoba explicou que a reunião foi adiada porque “faltam alguns elementos” para tornar possível a troca de reféns das Farc e guerrilheiros presos.
“Não posso marcar uma reunião para não discutir nada. Tenho que apresentar coisas concretas”, disse Córdoba, ao anunciar o adiamento indefinido da reunião que seria realizada em Caracas.
Além de Córdoba, tinham presença prevista na reunião o presidente Chávez e membros das Farc.
Córdoba destacou que embora venham sendo registrados avanços, ainda faltam vários elementos para “fechar o círculo” e aproximar posições para a possível troca de 45 reféns em poder das Farc por cerca de 500 guerrilheiros presos.
Apesar da dificuldade das negociações, a senadora qualificou de “positiva e frutífera” sua segunda visita aos EUA, onde tenta obter apoio para a troca humanitária.