Menu
Mundo

Rússia afirma ter interceptado drone dos EUA perto da Crimeia

Após ter “detectado um voo em direção à fronteira do Estado russo”, Moscou enviou dois aviões de caça para “evitar uma eventual violação da fronteira”

Redação Jornal de Brasília

28/08/2023 17h22

A Rússia anunciou, nesta segunda-feira (28), que deslocou dois de seus aviões de combate para interceptar dois drones americanos de reconhecimento que sobrevoavam o mar Negro, perto da Crimeia, um incidente que se tornou frequente nos últimos meses.

Após ter “detectado um voo em direção à fronteira do Estado russo”, Moscou enviou dois aviões de caça para “evitar uma eventual violação da fronteira” e “enfrentar a [missão] de reconhecimento” dos drones, declarou o ministério russo da Defesa no Telegram.

O ministério acrescentou que os artefatos, um Reaper e um Global Hawk, “efetuavam um reconhecimento aéreo na região da península da Crimeia”, anexada pela Rússia em 2014.

Após a chegada dos aviões russos, os drones “mudaram sua direção de voo e deixaram as zonas onde estavam realizando o reconhecimento aéreo”, acrescentou o ministério.

Os incidentes com aviões russos e drones americanos ou aviões da Otan aumentaram nos últimos meses, tanto no mar Negro quanto no Báltico, em um contexto de conflito na Ucrânia.

No domingo, a Rússia afirmou ter interceptado um drone americano que se aproximava de sua fronteira no mar Negro. E, no início de agosto, também houve um incidente parecido.

A Crimeia, crucial para logística das forças russas que combatem no sul da Ucrânia, foi atacada em várias ocasiões por drones ucranianos desde o início do conflito.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado