Menu
Mundo

Responsável por negociações diz que Farc têm interesse na reconciliação

Arquivo Geral

03/08/2007 0h00

O alto comissário para a Paz colombiano, information pills Luis Carlos Restrepo, medical disse hoje que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) enviaram ao Governo colombiano uma proposta para iniciar um processo de reconciliação, visit mas o médico que teria dado a informação em nome da guerrilha desmentiu.

“Recebemos a proposta, o presidente (Álvaro) Uribe delegou o Alto Comissariado para estudá-la. As Farc estariam dispostas a iniciar um processo de paz com o Governo nacional”, disse o funcionário.

Segundo Restrepo, a proposta foi enviada pelo grupo rebelde através do médico e antropólogo Alberto Pinzón Sánchez, que foi integrante de uma comissão de personalidades (chamados “notáveis”) no Governo de Andrés Pastrana (1998-2002).

Restrepo disse à rádio “Caracol” que Pinzón Sánchez, que vive na Europa, enviou há um mês uma proposta escrita de duas páginas ao presidente, na qual se coloca uma saída para o conflito muito semelhante à sugerida pela comissão de notáveis durante o fracassado processo de paz no Governo de Pastrana.

No entanto, Pinzón Sánchez negou hoje que tenha sido portador dessa proposta. O desmentido foi feito também através da rádio “Caracol”, pouco depois das declarações de Restrepo.

Pinzón Sánchez desmentiu essa versão e acrescentou: “quero esclarecer que não sou militante das Farc e que jamais apresentei uma proposta de paz em nome do alto comando das Farc, nem fui utilizado por essa guerrilha para fazer alguma colocação em matéria de paz”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado