Menu
Mundo

Quaker anuncia recall de cereais e barras de proteína nos EUA por suspeita de salmonela

O consumo de alimentos infectados pode causar febre, diarreia, mal-estar, vômito, dores abdominais, infecções e até a morte

Redação Jornal de Brasília

15/01/2024 17h27

Foto: Reprodução/ Quaker Brasil

Por Fernando Narazaki
São Paulo, SP (Folhapress)

A Quaker anunciou mais um recall de produtos nos Estados Unidos e mais três países por suspeita de contaminação pela bactéria salmonella. O Brasil não está na relação de mercados atingidos.

O consumo de alimentos infectados pode causar febre, diarreia, mal-estar, vômito, dores abdominais, infecções e até a morte, em casos mais extremos, de acordo com a FDA (Administração de Alimentos e Drogas, a agência de vigilância sanitária dos EUA).

Em comunicado divulgado na quinta-feira (11), a Quaker incluiu 24 produtos, como cereais, barras de cereais, barras de proteína, granola e salgadinhos na lista. Eles se somaram a outros 43 produtos que haviam sido alvo de recall em 15 de dezembro de 2023, também pela mesma suspeita de salmonella.

Segundo a FDA, os lotes sob suspeita são vendidos nos Estados Unidos, em Porto Rico, em Guam e em Saipan.

Entre os produtos que serão recolhidos estão:
Cereais da Quaker de vários sabores Cereais da Chewy de vários sabores Cereais da linha de aveia da Quaker Cereais, barras de cereais e aveia instantânea da marca Cap’n Cruch Cereais da marca Gamesa Marias Barras de cereais e de granola da Chewy de vários sabores Barras de granola da Quaker Barras de proteína Gatorade de manteiga de amendoim e chocolate Salgadinhos da Frito-lay (como Doritos e Cheetos) com aveia, granola ou cereais da Quaker Salgadinhos Munch Mix Clique aqui para ver, em inglês, a lista completa de produtos

A Quaker afirmou que reembolsará os consumidores que compraram os produtos e solicitou que os clientes procurem a empresa. Todos os alimentos têm validade entre janeiro e outubro deste ano.

Em dezembro de 2023, a companhia já havia feito recall. Na época, a FDA negou a existência de casos de salmonella ligados ao consumo dos alimentos. “Até o momento, a Quaker não recebeu qualquer confirmação de casos de doença relacionados aos produtos atingidos pelo recall”, disse o órgão.

Segundo o jornal The New York Times, não está claro se houve algum caso confirmado após o primeiro recall e também como ocorreu a contaminação que levou aos dois anúncios de recall.

A Quaker faz parte da PepsiCo, que é dona no Brasil de marcas como os refrigerantes Pepsi e H2O, os salgadinhos Elma Chips, Fofura e Torcida, o achocolatado Toddy, a água de coco Kero Coco, o isotônico Gatorade e o chá Lipton.
A reportagem procurou a PepsiCo e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado