O presidente russo, medicine Vladimir Putin, what is ed promulgou hoje uma lei que restringe os investimentos estrangeiros em um total de 42 setores estratégicos da economia nacional.
Entre esses setores, estratégicos do ponto de vista da defesa e segurança nacional, estão a indústria de armamento, aviação, mineração, pesca e meios de comunicação, informou a agência “Interfax”.
Segundo a nova lei, as companhias estrangeiras precisarão de autorização oficial para comprar mais de 50% das ações de uma companhia estratégica russa.
Além disso, os investidores estrangeiros deverão obter o respaldo do Governo russo para adquirir mais de 25% de companhias em setores controlados pelo Estado ou vinculados a este.
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) tinha pedido à Rússia para abrir setores como o energético ao investimento estrangeiro.
Ao mesmo tempo, elogiou os planos do Governo russo de elaborar uma lei que aumente a “transparência” das transações a fim de evitar discriminações.
Putin, que deixará o Kremlin na quarta-feira para assumir o cargo de primeiro-ministro, afirmou em abril que a economia russa precisava de capital externo.
Por sua parte, o presidente eleito russo, Dmitri Medvedev, disse que dará continuidade à política de liberalização da economia com o objetivo declarado de incentivar o investimento privado.
Medvedev, considerado um tecnocrata liberal, estabeleceu como um de seus principais objetivos diversificar a economia russa, excessivamente dependente das exportações de petróleo e gás.
Para isso, segundo os analistas, precisará atrair investimentos estrangeiros em setores diferentes do energético, como o de infra-estruturas, cujo mau estado é a principal desvantagem para o desenvolvimento deste país.
Putin estimou em mais de US$ 120 bilhões os investimentos externos recebidos pela economia da Rússia no ano passado, mais que o dobro do que em 2006.