Menu
Mundo

Primeiro-ministro britânico promete milhares de drones à Ucrânia em Kiev

“Somos um dos principais apoiadores da Ucrânia, especialmente quando se trata de ajuda militar”, declarou Sunak na capital ucraniana

Redação Jornal de Brasília

12/01/2024 12h16

Foto: Reprodução/Facebook

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu aumentar a ajuda militar à Ucrânia e a entrega de milhares de drones em uma visita surpresa a Kiev nesta sexta-feira (12).

“Somos um dos principais apoiadores da Ucrânia, especialmente quando se trata de ajuda militar”, declarou Sunak na capital ucraniana.

A ajuda militar britânica para o ano 2024/2025 aumentará para 2,5 bilhões de libras (3,19 bilhões de dólares ou 15,5 bilhões de reais na cotação atual).

Esta contribuição, que é dotada de 200 milhões de libras (255 milhões de dólares ou 1,2 bilhão de reais) a mais do que a ajuda dos dois anos anteriores, será destinada a mísseis de longo alcance, defesa aérea, munições de artilharia e segurança marítima.

Ao menos 200 milhões de libras fazem parte de uma iniciativa para “fornecer e produzir rapidamente milhares de drones militares”, incluindo “drones de vigilância, ataque de longo alcance e marítimos”, de acordo com Downing Street.

O governo britânico afirmou que esta será “a maior entrega de drones à Ucrânia, de qualquer país”. A maioria desses dispositivos será fabricada no Reino Unido.

Este apoio é proporcional “à gravidade da situação aqui” e à “nossa determinação” em apoiar a Ucrânia, declarou Sunak.

No total, Londres forneceu até agora quase 12 bilhões de libras (17,8 bilhões de dólares ou 86,8 bilhões de reais) em ajuda à Ucrânia.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado