Menu
Mundo

Presidente da Comissão Europeia visita Zelenski e fala sobre entrada da Ucrânia na UE

Zelenski, por sua vez, agradeceu pelo apoio e comentou aspectos estratégicos da guerra. Ele insistiu que os sistemas de defesa aérea são prioritários

FolhaPress

15/09/2022 14h26

Foto: Yves Herman / Reuters

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitou a Ucrânia nesta quinta-feira (15) e se encontrou com o presidente Volodimir Zelenski para discutir a entrada do país na União Europeia.

Lado a lado, os líderes concederam uma entrevista coletiva, na qual Von der Leyen disse que o processo já está nos trilhos, e que era “impressionante ver a agilidade, determinação e precisão” dos ucranianos para costurar o acordo.

Ela afirmou que a UE precisa fazer o possível para assegurar que o país tenha uma economia mais pujante. Nessa direção, além de anunciar a intenção de aumentar o fornecimento de energia elétrica ucraniana Europa, ela afirmou que o bloco vai disponibilizar € 100 milhões em um pacote de reconstrução.

Von der Leyen apontou, ainda, que o bloco pretende ajudar Kiev a atravessar o rigoroso inverno e, para tanto, vai destinar € 150 milhões aos ucranianos deslocados à força pelas circunstâncias da guerra.

Zelenski, por sua vez, agradeceu pelo apoio e comentou aspectos estratégicos da guerra. Ele insistiu que os sistemas de defesa aérea são prioritários para a segurança das cidades ucranianas e disse que países aliados, como Alemanha e Israel, ainda não entregaram equipamentos que tinham prometido fornecer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado