Menu
Mundo

 Polícia identifica homem suspeito de esfaquear o escritor Salman Rushdie

Hadi Matar, de 24 anos, invadiu o palco, cerca de sete horas de carro de Nova York, e esfaqueou o escritor, de 75 anos, no pescoço e abdômen

FolhaPress

12/08/2022 19h17

Foto: Reprodução

Walter Porto

A polícia nova-iorquina identificou o suspeito responsável pelo ataque contra o escritor anglo-indiano Salman Rushdie, ocorrido nesta sexta, num evento no estado de Nova York, nos Estados Unidos.

Hadi Matar, de 24 anos, invadiu o palco da Chautauqua Institution, localizado na cidade de mesmo nome, a cerca de sete horas de carro de Nova York, e esfaqueou o escritor, de 75 anos, no pescoço e abdômen, segundo a polícia. Uma testemunha contou à agência Associated Press que viu o autor receber de 10 a 15 golpes.

Ainda segundo a polícia, o suspeito de atacar o escritor foi detido e está sob custódia –Matar estava vestido de preto e mascarado durante o ataque. Ainda não se sabe a nacionalidade ou motivação do agressor e o FBI está envolvido na investigação.

Havia agentes policiais no auditório onde Rushdie foi atacado, com capacidade para milhares de pessoas, mas não um esquema especial de segurança com detector de metais.

Um dos maiores escritores de sua geração e conhecido por suas posições libertárias, Rushdie é perseguido por autoridades iranianas por blasfêmia desde a publicação de “Os Versos Satânicos” em 1988, romance de fantasia considerado ofensivo a Maomé e à fé islâmica.

Nesta sexta, o escritor se preparava dar uma palestra numa organização beneficente no oeste do estado de Nova York, quando sofreu o ataque, caiu no chão, foi socorrido e levado ao hospital de helicóptero.

Em nota, seu agente disse que o autor passa por uma cirurgia. O entrevistador que o acompanhava no evento também foi ferido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado