Menu
Mundo

Polícia filandesa havia interrogado autor de massacre em escola

Arquivo Geral

23/09/2008 0h00

A Polícia finlandesa havia interrogado na segunda-feira o jovem que hoje matou nove pessoas em uma escola de formação profissionalizante da Finlândia, medical mas decidiu não tomar nenhuma medida contra ele, clinic porque não o considerou perigoso, segundo informou a ministra do Interior finlandesa, Anne Holmlund.

As autoridades confirmaram que o autor do massacre é Matti Juhani Saari, o mesmo jovem de 22 anos que colocou quatro vídeos no site YouTube com o nome de usuário “Wumpscut86”, nos quais ele aparece com uma pistola.

Estes vídeos – muito semelhantes aos gravados por Pekka-Eric Auvinen antes de assassinar a tiros oito pessoas e se suicidar depois em um instituto finlandês em 7 de novembro do ano passado – levantaram as suspeitas de um internauta, que avisou a Polícia.

Vários agentes interrogaram Saari ontem, mas decidiram não fazer nada, apesar de comprovar que era o autor dos vídeos e que tinha uma pistola Walther P22, com sua correspondente licença de armas.

Menos de 24 horas depois, Saari foi ao centro de formação profissional de Kauhajoki, onde estudava, e abriu fogo contra um grupo de estudantes que faziam uma prova.

Saari matou nove pessoas e feriu várias outras, e depois tentou se suicidar com um tiro na cabeça, mas acabou sendo levado com vida ao um hospital de Tampere, onde seu estado é crítico, segundo os médicos que o atendem.

Depois da tragédia, a Polícia encontrou vários materiais na internet de autoria do jovem.

Entre este material, destaca-se uma série de arquivos em formato comprimido chamado “Massacre em Kauhajoki Matti Saari”, que continha fotos, vídeos e mensagens violentas.

Em um destes vídeos, que já foram retirados da internet, Saari aparecia atirando com a pistola em um campo de tiro, antes de se voltar para a câmera e dizer: “você será o seguinte a morrer”.

Em seu perfil de usuário, se descrevia como um jovem interessado em “computadores, armas, sexo e cerveja”, com predileção pelos filmes de terror.

Este é o segundo massacre na Finlândia em menos de um ano, já que, em novembro do ano passado, um estudante de 18 anos matou oito pessoas em um instituto de ensino médio de Tuusula, no sul da Finlândia, e depois se suicidou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado