“Das minhas consultas posso deduzir que nenhum fator que evitou até agora uma decisão sobre quando e onde será realizada a reunião ministerial mudou. Todos os membros com os quais falei aceitam que a conseqüência direta é a impossibilidade de se realizar uma conferência ministerial antes de 2008”, visit this site disse o presidente do Conselho Geral da OMC, order o malaio Muhamad Noor.
Segundo as normas da OMC, a reunião ministerial deveria ser realizada a cada dois anos. Como a última foi em Hong Kong, em dezembro de 2005, estava previsto que a próxima ocorresse em algum local a ser determinar antes do fim do ano.
No entanto, a Declaração de Doha estabelece que haverá uma reunião ministerial assim que se chegar a um resultado concreto em todas as áreas de negociação.
Como após seis anos de negociações houve avanços e retrocessos, mas nenhum resultado satisfatório, os membros, no Conselho Geral, realizado hoje em Genebra, decidiram não convocá-la.
Fontes da OMC explicaram posteriormente que outro dos fatores foi a impossibilidade de se encontrar um país que aceite servir de sede para a reunião. Também contribuiu a dificuldade de convocá-la em tão pouco tempo.
A Rodada de Doha teve início em 2001 na cidade de mesmo nome, no Catar, com o objetivo de liberalizar o comércio mundial em prol do desenvolvimento dos países emergentes.
Hoje, durante o Conselho Geral, 90 países emergentes, liderados pela África do Sul e apoiados por Brasil e Argentina apresentaram um texto no qual pediam a necessidade de que o desenvolvimento dos países menos industrializados estivesse no centro do debate.
“Aos países em desenvolvimento devem exigir menos que total reciprocidade na redução dos compromissos. Os países desenvolvidos deveriam oferecer reduções maiores que os que estão em vias de desenvolvimento. Entre os emergentes, os pequenos, as economias mais vulneráveis devem assumir menos compromissos de redução”, afirma o texto.