Menu
Mundo

OMS: tratado para enfrentamento da pandemia deve sair em 2024

A decisão foi adotada em consenso pelos 194 países-membros do órgão

Redação Jornal de Brasília

01/12/2021 15h38

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Os Estados-membros da Assembleia Mundial da Saúde concordaram nesta quarta-feira, 1º, em negociar um instrumento internacional, junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), para fortalecer a prevenção, preparo e resposta diante de uma pandemia. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, avaliou a decisão como “histórica por natureza e vital em sua missão”. A decisão foi adotada em consenso pelos 194 países-membros do órgão.

A Assembleia se reuniu em sessão especial, pela segunda vez desde a criação da OMS, em 1948. A decisão estabelece um órgão de negociação intergovernamental (NBS, na sigla em inglês) para projetar e negociar um acordo ou convenção da OMS em relação às pandemias. O primeiro encontro deve ocorrer em 1º de março de 2022 e o segundo, em agosto do mesmo ano.

Em coletiva de imprensa logo após o entendimento, o diretor-geral da entidade ressaltou que o resultado das negociações deverá ser apresentado durante a Assembleia Mundial da Saúde em 2024. “Pode parecer um longo processo, mas não podemos ser ingênuos que chegar a um código global para evitar futuras pandemias será fácil. Ainda há diferenças de opinião”.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado