Menu
Mundo

Navio russo com grãos supostamente roubados da Ucrânia atraca na Síria

Uma campanha de bombardeios russos e o apoio do Irã repeliram os insurgentes que quase derrubaram o presidente sírio Bashar Assad

Redação Jornal de Brasília

12/05/2022 18h00

Foto: Divulgação/AFP

Fotos de satélite analisadas pela Associated Press mostram que um navio russo que se acredita estar transportando grãos ucranianos roubados atracou na Síria. A foto tirada pelo Planet Labs PBC mostrou o Matros Pozynich de bandeira russa no cais em Latakia, na Síria.

O navio visto na foto correspondia às características conhecidas do graneleiro, bem como às suas dimensões. A embarcação desligou seus transponders há quase uma semana na ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo. Samir Madani, cofundador da empresa de pesquisa online TankerTrackers.com, também disse à AP que acreditava que o navio atracado em Latakia era o Matros Pozynich, com base em suas dimensões e última posição conhecida

A Ucrânia alegou que o navio tinha 27 mil toneladas de grãos que a Rússia roubou do país. O país alegou que a Rússia inicialmente tentou enviar os grãos para o Egito, que se recusou a receber a carga. Diplomatas ucranianos vinham pedindo às nações que não aceitassem o grão. Ontem, O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia acusou a Rússia de roubar grãos do país e tentar vendê-los nos mercados mundiais.

Uma campanha de bombardeios russos e o apoio do Irã repeliram os insurgentes que quase derrubaram o presidente sírio Bashar Assad após a Primavera Árabe de 2011. A Rússia ainda mantém uma base naval e aérea na Síria, embora tenha rotacionado forças para fora do país para ajudar na guerra contra a Ucrânia.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado