Menu
Mundo

Milhares de habitantes de Pequim são postos em quarentena obrigatória por covid

Mais de 13 mil moradores foram levados à noite para hotéis de isolamento, apesar de terem testado negativo para covid-19

Redação Jornal de Brasília

21/05/2022 9h47

Estação de metrô fechada na China. Foto: Divulgação / AFP

Milhares de moradores de Pequim foram colocados à força em quarentena na manhã de sábado, após a detecção de 26 casos de covid-19 em seu complexo residencial, segundo imagens e um comunicado oficial compartilhado nas redes sociais.

Mais de 13 mil moradores do conjunto habitacional de Nanxinyuan, no sudeste da capital, foram levados à noite para hotéis de isolamento, apesar de terem testado negativo para covid-19.

“Os especialistas decidiram que todos os moradores de Nanxinyuan devem ser submetidos a uma quarentena a partir da meia-noite de 21 de maio, por sete dias”, dizia um anúncio das autoridades de saúde do distrito de Chaoyang.

“Por favor, cooperem, caso contrário, terão de assumir as consequências legais”, acrescentou.

Em algumas fotos compartilhadas nas redes sociais, viam-se centenas de pessoas fazendo fila com suas bagagens, no meio da escuridão, para embarcar em ônibus em frente à residência.

“Alguns de nós estão presos há 28 dias desde 23 de abril, e todos demos negativo desde então”, reclamou um morador na rede social Weibo. “Muitos dos meus vizinhos são idosos, ou têm filhos jovens”, acrescentou.

Pequim enfrenta sua maior explosão de casos de covid-19 desde o início da pandemia. A variante ômicron infectou mais de 1.300 pessoas desde o fim de abril, causando o fechamento por tempo indeterminado de restaurantes, escolas e lugares turísticos.

A China aplica uma contundente política de “covid zero” que implica o fechamento de fronteiras, testes em massa, confinamentos de cidades inteiras e quarentenas obrigatórias para quem teve contato com pessoas infectadas.

No Weibo, seus usuários expressaram preocupação, neste sábado, de que o governo esteja adotando o mesmo tipo de medida que imposta em Xangai no mês passado, quando milhares de pessoas foram internadas à força em centros de quarentena improvisados.

“É exatamente como foi em Xangai. O primeiro passo é cortar água e luz, depois, exigir as chaves… Depois, desinfetar as casas. Os eletrodomésticos, os móveis de madeira, as roupas, a comida… Tudo estragado”, observou um comentário que recebeu mais de 300 “curtidas”.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado