Menu
Mundo

Mais de 500.000 refugiados sírios na Turquia voltaram ao seu país, afirma Erdogan

Erdogan afirmou que “preparou”, nos últimos meses, o retorno de um milhão de refugiados sírios, dos 3,7 milhões registrados no país

Jornal de Brasília

01/10/2022 12h42

Turkish President Recep Tayyip Erdogan looks on during a cornerstone laying ceremony of the Belgrade-Sarajevo highway in Sremska Raca, Serbia, on October 8, 2019. (Photo by OLIVER BUNIC / AFP)

Mais de meio milhão de sírios que fugiram para a Turquia voltaram ao seu país desde 2016, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan neste sábado (1º).

“Desde o início das nossas operações transfronteiriças na Síria [em 2016], cerca de 526.000 voluntários voltaram às zonas de segurança que estabelecemos [no norte do país]”, declarou o chefe de Estado ao Parlamento turco.

Erdogan afirmou que “preparou”, nos últimos meses, o retorno –com base no voluntariado– de um milhão de refugiados sírios, dos 3,7 milhões oficialmente registrados no país.

O presidente quer continuar financiando, com o apoio de ajuda internacional, habitação e infraestrutura no noroeste da Síria, a última área rebelde que escapa ao poder de Damasco e onde Ancara destaca suas tropas.

A questão de acolher refugiados sírios tornou-se um ponto de tensão na Turquia, oito meses e meio antes das próximas eleições presidenciais e quando o país enfrenta uma grande crise econômica e monetária.

Os partidos da oposição pedem regularmente às autoridades que expulsem milhões de sírios.

O conflito na Síria, que começou em março de 2011, deixou um saldo de meio milhão de mortos e milhões de deslocados e refugiados.

rba/as/mab/es/aa

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado