Menu
Mundo

Japão vai anunciar retirada de soldados do Iraque

Arquivo Geral

19/06/2006 0h00

O primeiro-ministro japonês, drugs stuff Junichiro Koizumi, anunciará amanhã um plano para retirar os soldados japoneses do sul do Iraque, relatou a agência de notícias Kyodo.

A agência citou uma fonte do governo que não foi identificada e afirmou que Koizumi fará o anúncio após manter conversas com líderes do governo e da oposição.

Autoridades japonesas não estavam disponíveis para comentar a notícia.

A informação veio a público logo depois de o premiê iraquiano ter afirmado que suas forças tomariam o controle da segurança na província meridional de Muthanna em julho, No local, britânicos supervisionam um contingente multinacional que inclui soldados japoneses.

O Japão diz há tempos que sua retirada da cidade meridional de Samawa, no Iraque, teria que ser coordenada com os governos britânico e australiano. Os soldados desses últimos têm fornecido segurança para os cerca de 550 soldados japoneses, uma vez que eles têm as atividades limitadas pela Constituição pacifista do Japão.

Os soldados japoneses estão envolvidos em trabalhos de reconstrução, como a reforma de prédios e a prestação de treinamento médico.

A operação militar mais perigosa do Japão desde a Segunda Guerra Mundial foi elogiada por Washington, o aliado próximo, mas muitos eleitores se opõem a ela.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado