Menu
Mundo

Irã pede explicações sobre <i>espionagem dos EUA</i> em questão nuclear

Arquivo Geral

08/12/2007 0h00


O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, view Manouchehr Mottaki, anunciou neste sábado que o Irã pediu por carta explicações sobre “a espionagem pelos Estados Unidos” de seu programa nuclear, informou a agência de notícias oficial Irna.

O Ministério de Exteriores mandou uma carta à Embaixada da Suíça em Teerã, que defende os interesses dos EUA no país, já que Washington não mantém relações diplomáticas com Teerã. Na carta, o ministério pede “explicações sobre a espionagem dos EUA na questão nuclear”, explicou Mottaki.

O ministro acrescentou que a medida foi tomada após a publicação, na segunda-feira, de um relatório das agências de Inteligência americanas no qual “se diz que (Washington) obteve essa informação através de satélites espiões e atividades de espionagem”.

Mottaki afirmou que a carta foi entregue no mesmo dia no qual o relatório foi divulgado e ressaltou que “há mentiras no relatório dos americanos”.

O documento indica que a República Islâmica suspendeu em 2003 seu programa atômico militar, algo do qual as autoridades iranianas discordam, já que negam a existência de um programa desse tipo antes desse ano.

“Os americanos fizeram acusações só para salvar sua cara. Esperamos que chegue um momento no qual não digam nada sem ter provas”, disse Mottaki.

Para o ministro iraniano, a espionagem é um meio de conseguir informação com um “objetivo hegemônico que as grandes potências perseguem contra os países em desenvolvimento”.

Por outro lado, Mottaki assegurou que todas as partes envolvidas na crise nuclear iraniana chegaram à conclusão que a opção militar contra o Irã já não é válida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado