Menu
Mundo

Irã diz que não terá ‘qualquer limite’ para bombardear inimigos

O Irã demonstrou a sua vontade de usar o seu poderio militar – mesmo quando isso envolve atacar o território dos seus aliados e vizinhos

Redação Jornal de Brasília

17/01/2024 17h03

Foto: Reprodução/ AFP

Um dia depois dos ataques promovidos pelo Irã nos vizinhos Paquistão, na Síria e no Iraque, o ministro da Defesa iraniano, Mohammad Reza Ashtiani, declarou nesta quarta-feira, 17, que o seu país não terá qualquer limite” na utilização de suas capacidades de mísseis contra os inimigos, se assim for necessário.

A ameaça ocorre em meio às retaliações a grupos sunitas depois de um atentado no Irã no começo do ano e às tensões entre Israel e grupos apoiados por Teerã, como o Hezbollah e os houthis, no contexto da guerra envolvendo os terroristas do Hamas na Faixa de Gaza.

“Nós somos uma potência de mísseis no mundo”, disse a jornalistas o ministro. “Se eles quiserem ameaçar a República Islâmica do Irã, nós iremos reagir, e essa reação irá definitivamente ser proporcional, dura e decisiva.”

O Irã demonstrou a sua vontade de usar o seu poderio militar – mesmo quando isso envolve atacar o território dos seus aliados e vizinhos – com ataques consecutivos à Síria, na noite de segunda-feira, e depois ao Iraque e ao Paquistão, na terça-feira, 16. Os ataques poderão inflamar ainda mais um conflito crescente em todo o Oriente Médio.

Como resposta, o Paquistão criticou veementemente o Irã, nesta quarta-feira, pelo ataque, o qual descreveu como uma “violação flagrante” de seu espaço aéreo. Mumtaz Zahra Baloch, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão, anunciou que Islamabad está chamando de volta o embaixador do país no Irã por causa dos ataques. Baloch acrescentou que o Paquistão pediu ao embaixador iraniano, que estava visitando Teerã quando ocorreu o ataque, que não retornasse. O Irã não reconheceu imediatamente a decisão do Paquistão.

Nesta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Jalil Abbas Jilani, recebeu uma ligação de seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdollahian. Durante a conversa com Abdollahian, o paquistanês Jilani afirmou que esse ataque “não apenas foi uma grave violação da soberania do Paquistão, mas também uma violação flagrante do direito internacional e do espírito das relações bilaterais entre o Paquistão e o Irã”.

O chanceler do Paquistão afirmou que o incidente causou sérios danos às relações bilaterais entre ambas as nações e destacou que “ações unilaterais podem minar gravemente a paz e a estabilidade na região”, conforme o comunicado divulgado após a ligação.

Duas crianças morreram no Paquistão

Em reportagens dos meios de comunicação estatais, que foram posteriormente retiradas sem explicação, o Irã afirmou que tinha como alvo bases do grupo militante Jaish al-Adl, ou o “Exército da Justiça”, um grupo militante sunita fundado em 2012 que opera principalmente do outro lado da fronteira com o Paquistão. O grupo, que luta pela independência de Baluchistão (a maior província do Paquistão), é classificado pelos Estados Unidos e pelo Irã como um grupo terrorista.

Seis drones e foguetes transportadores de bombas atingiram casas que os militantes afirmam abrigar crianças e esposas de seus combatentes. O grupo Jaish al-Adl disse que o ataque matou duas crianças e feriu duas mulheres e uma adolescente.

Um alto funcionário da segurança paquistanesa, falando à Associated Press sob condição de anonimato, afirmou que o Irã não compartilhou nenhuma informação antes do ataque. Ele disse que o Paquistão se reserva o direito de responder no momento e local de escolha do país e que tal ataque seria medido e alinhado com as expectativas do público.

‘Preparem seus caixões’

No dia anterior ao ataque do Paquistão, o Irã lançou ataques no Iraque e na Síria. O ataque atingiu a província de Idlib, na Síria, que não é controlada pelo presidente Bashar al-Assad, um aliado próximo do Irã, mas por um grupo de oposição sírio.

Teerã afirmou que tinha como alvo Israel na região norte do Curdistão do Iraque, acusando-o de operar um posto avançado de espionagem no local. As autoridades no Iraque rejeitaram a acusação e o país retirou o seu embaixador de Teerã em protesto

Analistas dizem que o Irã está caminhando em uma linha tênue, esperando flexibilizar a sua força para mostrar aos apoiantes conservadores do governo interno que pode atingir os seus inimigos – sem se envolver diretamente numa luta com Israel, os Estados Unidos ou os seus aliados.

Na manhã de terça-feira, murais e faixas foram erguidas em torno da capital iraniana, Teerã, elogiando os ataques com mísseis e jurando vingança. Na Praça Palestina, um mural na lateral de um prédio mostrava um míssil sendo disparado. Trazia uma legenda que alertava, em hebraico e farsi: “Preparem seus caixões”.

Alguns iranianos conservadores celebraram os ataques com mísseis como uma vingança apropriada, uma demonstração de força desafiadora contra inimigos regionais. Um desses inimigos é o Estado Islâmico, que assumiu a responsabilidade por um atentado com bomba em Kerman, no Irã, que matou mais de 80 pessoas no dia 3 de janeiro.

O Irã normalmente prefere confrontar os seus inimigos à distância, contando com os grupos armados que financia e apoia na região, incluindo o Hezbollah no Líbano, o Hamas em Gaza e os Houthis no Iêmen, em vez de mobilizar as suas próprias forças.

Ainda assim, disse Sanam Vakil, especialista em Irã da Chatham House, o fato de o Iro ter sofrido um ataque tão mortal do Estado Islâmico no seu próprio solo, no início do mês, indica os riscos das suas atividades em toda a região.

O Irã tentou “exportar” os seus conflitos para o estrangeiro “em vez de os gerir mais perto de casa”, disse ela. No entanto, “a grande ironia para o Irã”, acrescentou ela, “é que estar tão presente para além das suas fronteiras atraiu riscos de segurança de alto nível dentro do Irã”.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado